Whatsapp

(19) 98102-4602

(19) 98102-4602

Atendimento via Whatsapp

Toque para acessar

O estudo teve como objetivo buscar evidência de validade da Escala de Satisfação Sexual Feminina (SSS-W), baseada na relação com a satisfação no relacionamento. Participaram da pesquisa 150 mulheres estudantes de graduação e pós-graduação, por amostra de conveniência provida de três universidades dos estados de São Paulo, Mato Grosso e Piauí. As idades variaram entre 18 a 60 anos (M=26,25; DP=8,66), sobre relacionamento atual, 31,9% afirmaram conviver com alguém, 39,7% namoram e 28,4% estão sem relacionamento, no tocante a orientação sexual, 90,5% são heterossexuais, 7,8% homossexuais e 2,1% bissexuais. Aproximadamente 84% delas não relataram dificuldades sexuais. O instrumento utilizado além da SSS-W foi Escala Fatorial de Satisfação em Relacionamento (EFSRC). Os dados coletados foram submetidos à análise descritiva, correlações e comparações. A análise descritiva apresentou a média do escore na SSS-W em 107,41 (DP=21,56; Min=52; Max=150) e a EFSRC em 3,90 (DP=0,56; Min=2,20; Max=5,00). Foram encontradas correlações positivas e moderadas entre satisfação sexual com satisfação no relacionamento e seus respectivos fatores. Não foram encontradas influências na média do instrumento para as variáveis localidade e orientação sexual. Para a condição do relacionamento atual, mulheres que estão sem relacionamento pontuam abaixo daquelas que possuem. Outra diferença estatística foi encontrada em mulheres que não relataram dificuldades sexuais, com aumento significativo nos escores. Os resultados evidenciaram a associação entre satisfação no relacionamento com satisfação sexual, semelhante a outros resultados de pesquisa. As influências das variáveis da amostra indicaram relevantes achados sobre a influência nessa satisfação. Novos estudos deverão agregar os resultados aqui apresentados.

 

Título: Evidência de validade de uma escala de satisfação sexual feminina baseada na satisfação com relacionamento

Autores: Ítor Finotelli Jr.; Oswaldo Martins Rodrigues Jr.; Moara Carvalho; Marilandes Ribeiro Braga
Palavras-Chave: satisfação sexual; satisfação conjugal; instrumentos de medida; sexualidade feminina; evidências de validade

Categoria: Trabalhos publicados em eventos científicos

 

Referência: Finotelli Jr., I., Rodrigues Jr., O. M., Carvalho, M., & Braga, M. R. (2010). Evidência de validade de uma escala de satisfação sexual feminina baseada na satisfação com relacionamento. Trabalho apresentado no III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Anais do III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, São Paulo.

X